O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto-Douro, em parceria com a Junta de Freguesia de Lamego, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto-Douro e a Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, vai realizar uma nova sessão do rastreio de aneurisma da aorta abdominal no concelho de Lamego, em homens com idade igual ou superior a 65 anos.
O Aneurisma da Aorta Abdominal é a dilatação de uma artéria (a maior do nosso corpo) no abdómen, que geralmente não dá sintomas, mas que quando rompe está associada a uma elevada taxa de mortalidade.
A realização do rastreio, através de um eco-Doppler abdominal (exame semelhante a uma ecografia), permite diagnosticar e tratar atempadamente esta doença, diminuindo a elevada mortalidade associada à rotura do aneurisma.
O rastreio realizar-se-á, uma vez mais, nas instalações da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, nos próximos dias 20 e 21 de julho.
Todos os homens elegíveis para o rastreio, inscritos nas unidades de saúde de Lamego, serão convocados por contacto telefónico, a fim de participar no mesmo.
Para qualquer esclarecimento adicional, contactar o Gabinete de Apoio Social da Freguesia de Lamego através do nº 969799119.